14 fevereiro 2013

Audiência Pública Câmara Municipal, assunto: Duplicação da Edvaldo Pereira Paiva

Partipantes e simpatizantes do Viva Gasômetro, a seguir reproduziremos na íntegra a fala de nossa coordenadora, Jacqueline Sanchotene na Audiência Pública de hoje pela manhã.
Minutos antes do início da audiência recebemos telefonema do Secretário Sr. Edemar Tutikian, em nome de Sua Excelência Prefeito Municipal Sr. José Fortunati, onde esclareceu que o chefe do executivo municipal quer ouvir os representantes de nosso movimento a respeito da Efetiva Criação do Parque do Gasômetro. Ponto para a democracia.

"Nosso movimento, o Viva Gasômetro, nasceu em função do lixo acumulado na Praça Júlio Mesquita. 
Passaram seis anos e dois meses desde nossa primeira manifestação em 16 de dezembro de 2006. Era um sábado de manhã quando nos reunimos para reivindicar melhorias.  
De lá para cá foram inúmeras ações. Durante  quatro anos ao entardecer de todos os terceiros sábados do mês-sempre que o tempo permitiu- levamos cultura e entretenimento para a população na Júlio Mesquita, foram aproximadamente 48 sábados.
Procuramos também chamar atenção para outros locais do centro auxiliando ou promovendo ações em locais como: Viaduto Otávio Rocha e escadaria da Rua João Manoel.
Nosso comprometimento com as questões da cidade está demonstrado também no pedido de tombamento da Usina de Gás Carbonado, a "verdadeira Usina do Gasômetro" pedido feito em março de 2010 e ainda em análise pelo Compahc.
Durante estes anos tivemos incontáveis reuniões com os mais diversos orgãos do executivo e também com o legislativo sempre em função de melhorias para a cidade, mais especificamente para o Centro e Gasômetro. 
Por oito vezes ocupamos o espaço chamado "Tribuna Popular"  e por uma vez o espaço "PC Temático" ambos proporcionados pela Câmara de Vereadores na defesa de melhorias para nossa cidade.
Mas fizemos de nosso palco maior a Revisão do Plano Diretor.  Demos prioridade ao Plano Diretor por entender que este é a Lei maior do município, e que este deve ser inviolável.
Acompanhamos a Revisão do Plano Diretor também através do Forum de Entindades-forum que se reuniu na Câmara de Vereadores durante a revisão do plano onde mais de oitenta entidades participaram- mas inúmeras  foram nossas visitas a vereadoras e vereadores dos mais diversos partidos  e também orgãos da Prefeitura para que nos auxiliassem a obter sucesso em nossas reivindicações.
Na revisão do Plano Diretor fizemos inicialmente 12 sugestões. Com o passar dos anos centramos nossas forças em duas delas, que são: O Parque e o Largo Cultural do Gasômetro.
Nesse tempo passamos por duas legislaturas, e uma tentativa de votação do plano diretor. 
Em outubro de 2009 a Revisão do Plano Diretor da Cidade de Porto Alegre é votado na Câmara de Vereadores e as emendas do Movimento Viva Gasômetro  emendas"187 e 188" , apresentadas pelo Ver. Engenheiro Comassetto, se tornam no Plano Diretor no artigo 154 incisos XXI e XIII que respectivamente  criam o Parque e o Largo Cultural do Gasômetro, estas são aprovadas por unanimidade. Nós do Movimento Viva Gasômetro temos de agradecer aos vereadores e vereadoras  desta cidade esta aprovação. Os milhares  de votos que eles representam nos faz pensar a efetiva criação Parque do Gasômetro seja anceio de grande parte da população de nossa  cidade.
A revisão do Plano Diretor é  sancionado por Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati em 22 de julho  de 2010. Nossas emendas foram sancionadas  pelo chefe do Executivo Municipal sendo assim criados o Parque e o Largo do Gasômetro no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental da Cidade de `Porto Alegre.
O Largo Cultural do Gasômetro está localizado no Plano Diretor no artigo 154 inciso XIII.
O  Parque do Gasômetro está localizado no artigo 154 inciso XXI do PDDUA e é este projeto, que consta do Plano Diretor, que está em risco em nossa cidade.
Na  manhã de 5 de fevereiro último nós moradores do Gasômetro fomos surpreendidos  com as derrubadas das arvores na Praça Júlio Mesquita. Nós do Viva Gasômetro fomos em busca de informações sobre o acontecido. Descobrimos que a derrubada das arvores se deu em função da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva. Ficamos em choque ao verificar que o traçado da duplicação da Edvaldo Pereira Paiva, no chamado trecho 4, se sobrepunha ao traçado do Parque do Gasômetro. É em choque que nos dirigimos ao chefe do Executivo Municipal Sua Excelência Prefeito José Fortunati, para que este não permita que isso aconteça.  Que transforme a chamada duplicação da Edvaldo Pereira Paiva no chamado  trecho 4 em nosso parque e em vez de duplicar a avenida faça o rebaixamento previsto, na forma técnica mais indicada,  que pelo que nos foi esclarecido neste caso seria a execução de uma "trincheira", onde os carros passariam por esta trincheira e em cima desta um imenso gramado onde teremos nosso Parque do Gasômetro. 
Sua Excelência Prefeito Municipal, não  permita que uma conquista da população seja desrespeitada e que parte de nosso Plano Diretor seja ignorado."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.