21 maio 2013

Notícia edição impressa do Jornal do Comércio de hoje por Guilherme Darros

Associação cobra criação de área verde no entorno do Gasômetro


A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, ocupou a Tribuna Popular da Câmara de Porto Alegre, na tarde de ontem, para defender a retomada da discussão do projeto do Parque do Gasômetro, que, segundo o movimento, está esquecido pelo poder público desde o início da discussão judicial em torno da derrubada das árvores no entorno da Usina. 

Após relatar o histórico do projeto do Parque do Gasômetro – que consta na revisão do plano Diretor, sancionada em 2010 pelo prefeito José Fortunati (PDT) - e do movimento, criado em 2006, Jacqueline disse que só apoia a construção de via pela superfície, quem não frequenta o Gasômetro. “Nós defendemos o entrincheiramento (da avenida João Goulart) e a preservação destes espaços, e não um tipo de cidade ultrapassada”, declarou a coordenadora do Viva Gasômetro, lembrando que a lei que criou o parque nunca foi regulamentada. “Nós estamos frequentemente sugerindo e apresentando sugestões, sempre visando a áreas mais verdes para a população”, disse. O parque envolveria o entorno da Usina e as praças Júlio Mesquita e Brigadeiro Sampaio e ainda o rebaixamento da avenida João Goulart, que prossegue como avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio), evitando, assim, que a área verde seja cortada pelo fluxo de veículos na superfície.

Autor de duas emendas no Plano Diretor que visam à implementação do Parque do Gasômetro e do Largo Cultural Gasômetro, o vereador Engenheiro Comassetto aproveitou a presença do movimento para entregar à Mesa Diretora do Legislativo a proposta para o projeto do parque, que, segundo Comassetto, já foi apresentada ao Executivo. O vereador Cássio Trogildo (PTB) disse ser favorável ao projeto, mas que alguns movimentos estão desvirtuando o debate.

O grupo não participou do protesto realizado ontem à noite contra o corte de árvores na avenida Beira-Rio, pois entende que são lutas distintas, embora tenham o mesmo objetivo de preservação e valorização dos espaços verdes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.