01 agosto 2013

Fala da Tribuna Popular de hoje a tarde na Câmara Municipal




Boa Tarde,


Impossível  ignorar os acontecimentos do mês passado envolvendo parte dos movimentos sociais nesta casa. Em nossa fala da Tribuna Popular do dia 20 de maio deste ano apontávamos o que nos parecia o endurecimento das relações entre os movimentos sociais e os poderes constituídos. Os acontecimentos não nos causaram surpresa mas  preocupação e tristeza. A falta de diálogo dos poderes constituídos com a população levou em grande parte a este endurecimento.Nós do Viva Gasômetro temos procurado o caminho do diálogo. Temos tido principalmente nesta casa abrigo. Reconhecemos a importância de cada uma das senhoras vereadoras e senhores vereadores, não pela pessoa em si, mas pelos milhares de pessoas que representam que se traduzem nos milhares de votos  que cada uma  e que cada um dos senhores e das senhoras vereadores receberam.Foi nesta casa  que tivemos quatro importantes conquistas junto a Revisão Plano Diretor são elas:
-Corredor Parque do Gasômetro abrigada no Artigo 154 Inciso XXI;
-Largo Cultural do Gasômetro abrigada no Artigo 154 Inciso XIII;
-Diretriz de Habitação Popular para os prédios vazios do Centro. Emenda apresentada através do Forum de Entidades;
-Diretriz de Comércio Popular para os prédios vazios do Centro. Emenda apresentada através do Forum de Entidades;
Lutaremos até que as quatro conquistas citadas acima sejam efetivadas. Recorremos a todos os fóruns legais para que estas conquistas se tornem  realidade. Além das lutas acima citadas continuamos na luta pelo tombamento da Usina de Gás Carbonado a “verdadeira” Usina do Gasômetro frente a esta casa.
Queremos ainda lamentar o incêndio ocorrido no Mercado Público de Porto Alegre, coração do centro da cidade, sem ele em funcionamento estamos atônitos. Estaremos atentos  a recuperação do Mercado Público. 
Sabemos que esta casa se prepara para um momento importante que é a análise da Lei de Diretrizes Orçamentarias a chamada "LDOS", lei esta que busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública. Fica aqui nosso apelo para que as diretrizes conquistadas pela população de Porto Alegre sejam observadas. 
Para finalizar e posteriormente passar a palavra para a Coordenadora do Programa de Yoga do Movimento Viva Gasômetro Mercedes Bodê, queremos citar Caio Fernando Abreu:

"Nenhuma luta haverá jamais de me embrutecer, nenhum cotidiano será tão pesado a ponto de me esmagar, nenhuma carga me fará baixar a cabeça. quero  ser diferente. eu sou. e se não for, me farei”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.