17 outubro 2013

Banda Municipal é Patrimônio Histórico e Cultural da Capital- Sessão ordinária -16/10/2013

Parabéns aos integrantes da Banda Municipal. A todos nosso caloroso abraço!

Verea
Em 2013, a Banda Municipal de Porto Alegre completa 88 anos de fundação. Em votação unânime na tarde desta quarta-feira (16/10), a Câmara Municipal aprovou projeto de lei do vereador Bernardino Vendruscolo (PROS) que declara a instituição como bem integrante do Patrimônio Histórico e Cultural do Município. Segundo ele, o projeto atende uma solicitação da Associação da Banda Municipal de Porto Alegre (Abampa). “A capital dos gaúchos e gaúchas e dos que a escolheram para viver não pode prescindir de uma Banda que traz, em sua bagagem, quase um século de história e superação ligada intrinsecamente à vida cultural da cidade e de seu povo”, afirma o parlamentar.
Um dos momentos mais bonitos do Movimento Viva Gasômetro, foi a inauguração do Muro da Praça Júlio Mesquita, com a apresentação da Banda Municipal
Logo após sua fundação em 1925, pelo então Intendente Otávio Rocha, a Banda Municipal vem sofrendo um histórico de sucessivos desmontes. 
Sob protesto da população, o sucessor de Otávio Rocha resolveu manter a Banda, ainda que com efetivo reduzido para 42 instrumentistas.  Em 1950, a Banda Municipal teve seu quadro ainda mais reduzido: 32 músicos. Posteriormente, quando Orquestra Sinfônica de Porto Alegre foi fundada, a Banda foi incorporada a esta. E, em 1957, os cargos de seus componentes foram declarados excedentes, o que significou na prática sua extinção.
Quase 20 anos depois, em 1976, a Prefeitura voltou a avaliar o significado da Banda para a vida cultural da cidade. E a Banda Municipal foi reinstituída em caráter experimental.  Em, 1988, com a criação da Secretaria Municipal de Cultura, a Banda foi incorporada ao órgão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.