15 outubro 2013

Nossas atividades

Foto: Vicente Carcuchinski-Câmara Municipal
 Audiência pública14/10/2013
Projeto de Revitalização da Orla do Guaíba

Nos últimos dias participamos de diversas atividades em prol de melhorias do Gasômetro e entorno. Entre as atividades participamos da Audiência Pública sobre o "Projeto Orla" na Câmara Municipal.

A seguir reproduziremos a fala de nossa coordenadora em nome do Viva Gasômetro:

"Boa noite,

Nossa fala será dirigida ao Arquiteto Jaime Lerner. Arquiteto Lerner, nosso movimento o Viva Gasômetro é formado prioritariamente por moradores do Gasômetro. Nasceu em 16 de dezembro de 2006 em função do lixo acumulado na Praça Júlio Mesquita. Nosso movimento não tem formação jurídica, existe de fato não de direito, não tem sede nos reunimos na Praça Júlio Mesquita.
Apesar de nossa aparente fragilidade temos participado ativamente da construção da cidade. Entre outras ações conseguimos aprovar quatro emendas a Revisão do Plano Diretor, duas delas diretamente ligadas a região em questão.
Nossas emendas foram construídas com os Vereadores e as Vereadoras desta casa especialmente com o Ver. Comassetto. Nossas emendas estão abrigadas  no artigo 154 incisos XIII e XXI e são respectivamente as emendas que criam o "Largo Cultural do Gasômetro" e o "Corredor Parque Gasômetro".

Nossas  preocupações quanto ao projeto Orla são as seguintes:

a) O carácter elitista que o projeto parece ter;
b) Onde serão instalados os "quiosqueiros" que hoje trabalham no Gasômetro?
c) A feira de artesanato que acontece aos domingos continuará a existir?
d) Estacionamento na Praça Júlio Mesquita;

Não podemos aceitar o estacionamento previsto para "nossa" praça. Admiramos o trabalho do arquiteto Lerner, mas a forma mais correta de um projeto para uma área pública nos parece que seja através de concurso público.

E por fim dizer que acreditamos que a Orla será efetivamente revitalizada será quando todos nós pudermos tomar banho no Guaíba.

Obrigada por mais esta oportunidade de nos fazermos ouvir nesta casa".

Maiores informações sobre esta audiência pública no site da Câmara Municipal http://www.camarapoa.rs.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.