06 dezembro 2013

Matéria site Prefpoa 5/12/2013

Movimento Viva o Gasômetro reúne-se com o vice-prefeito

05/12/2013 16:48:43

Foto: Ocimar Pereira/Divulgação PMPA
Representantes do Movimento entregaram carta a Sebastião Melo
Representantes do Movimento entregaram carta a Sebastião Melo.
Na foto: Jacqueline Sanchotene e Guadalupe Dias.
Um documento foi entregue na tarde desta quinta-feira, 4, pela coordenação do Movimento Viva o Gasômetro ao vice-prefeito Sebastião Melo. A carta é um pedido para que avance o acordo entre a comunidade e o Executivo. No texto, os integrantes reconhecem o esforço da prefeitura e do Ministério Público Estadual para atingir o consenso.
A reunião contou com as presenças do coordenador do Projeto Viva o Centro, Gleno Bohrer, da arquiteta da Secretaria Municipal de Urbanismo, Andrea Oberrather, e das integrantes da coordenação do Movimento Viva o Gasômetro, Guadalupe Dias Vieira e Jacqueline Sanchotene. O vice-prefeito ressaltou a importância do encontro. "O poder público quer receber sugestões da sociedade para o novo Parque do Gasômetro. A prefeitura está negociando com a CEEE a inclusão de outra área no parque", disse Sebastião Melo.

Viva o Gasômetro - Criado em 2006 por moradores, o Movimento Viva Gasômetro luta pela revitalização da Praça Júlio Mesquita e de seus arredores. Quer, também, tornar a região central da capital gaúcha uma referência em ecologia, cultura e saúde. Desde 2011, o Movimento Viva Gasômetro reformulou as suas ações e acrescentou mais uma bandeira: a da saúde. Agora, todos os sábados à tarde são promovidas caminhadas orientadas pela orla do Gasômetro. E, três vezes ao ano, são realizadas as ações culturais.
Uma das principais lutas foi a criação do Parque e do Largo do Gasômetro, sancionada no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre pelo atual prefeito da capital, José Fortunati, em julho de 2010. Além disso, até hoje, já foram conquistados oito bancos, lixeiras, canteiros, mudas de Ipês Amarelos, brinquedos e capina com maior frequência para a região.
Texto de: Ocimar Pereira
Edição de: Manuel Petrik
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.