30 março 2014

Exposição de Motivos



Prezadas e prezados parceiros,

Hoje segunda-feira as 14 h na Câmara Municipal tentaremos mais uma vez dar importante passo com relação a efetiva criação do "Corredor Parque Gasômetro".
O "Corredor Parque do Gasômetro" está no Plano Diretor de Porto Alegre por trabalho do nosso Viva Gasômetro.  Está no artigo 154 inciso XIII. 
Estamos lutando agora para que a área proposta pelo Executivo Municipal para o "Corredor Parque Gasômetro" seja votada e aprovada na tarde desta  segunda-feira na Câmara Municipal.
A área proposta para o "Corredor Parque Gasômetro" é no mínimo 40%  maior do que a área pensada para o projeto. Além deste importante fato a nova configuração oferecida  pelo Executivo Municipal inclui na área do "Corredor Parque Gasômetro" a área da Usina de Gás Carbonado a verdadeira Usina do Gasômetro, usina datada de 1874 e que a época alimentava os fogões e a iluminação pública. É esta usina que denomina nossa região conhecida por todos como "Gasômetro". Esta Usina é motivo de preocupação nossa como mostra o pedido de  tombamento apresentado a seguir a esta postagem.
Como se não bastasse as notícias mostradas acima o IPHAE, Instituto do Patrimônio Histórico do Estado quer restaurar e ali instalar na Usina de Gás Carbonado o Museu de Antropologia do Rio Grande do Sul.
 Hoje na Usina de Gás Carbonado a "verdadeira" Usina do Gasômetro está localizada uma poluente fabrica de canos do DEP.
Contamos com o apoio de todos e todas comparecendo na Câmara Municipal apoiando que a votação ao projeto proposto pelo Executivo seja aprovada.

Até breve!


Configuração do "Corredor Parque Gasômetro" 
proposta pelo Executivo Municipal

Usina de Gás Carbonado a "verdadeira" Usina do Gasômetro
localizada na atual Washington Luiz antiga Pantaleão Telles.
No mapa apresentado acima a Usina esta localizada na área 
laranja onde esta escrito AREA 1 entre os nºs 01 04 32 até a 
área da rua General Vasco Alves


*Obs.:Ofício entregue ao Compahc -Conselho do Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre solicitando o tombamento da Usina de Gás Carbonado.
 Porto Alegre, 5 de março de 2010.
Ao
Conselho do Patrimônio Histórico de Porto Alegre/COMPAHC

Prezados,
Viemos por meio desta solicitar o tombamento da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado cito a Rua Washington Luiz (frente a Câmara de Vereadores) antiga Rua Pantaleão Telles. A edificação data de 1874. 
A Usina de Gás, da então Pantaleão Telles foi que originou o nome Gasômetro, popularmente, o perímetro entre as ruas Pantaleão Telles e General Salustiano era chamado de "volta do Gasômetro”.
A Usina da Pantaleão Telles fornecia gás para iluminação pública e abastecimento de fogões.
Este prédio histórico, localizado no Centro Histórico de nossa cidade, é hoje ocupado por uma fábrica de cimento do DEP.
Acreitamos que a recuperação do prédio da Usina de Gás de Hidrogênio Carbonado será um fator importante na recuperação do Centro Histórico.
Acreditamos também que após recuperado o prédio possa ser palco de diversas atividades entre elas poderá sediar o Memorial do Forum Social Mundial ou até mesmo ser o local de ensaios e apresentações dos importantes grupos teatrais que ensaiavam no Hospital Psiquiátrico São Pedro e que hoje se encontram em difícil situação naquele local.
O projeto que for escolhido para ser sediado no prédio da antiga Usina de Gás Carbonado poderá fazer parceria com a Escola Porto Alegre, escola que proporciona educação e formação para meninos e meninas de rua.
Quanto as atividades hoje desenvolvidas pelo DEP, acreditamos que exista local mais adecuado para exercer suas atividades.
Estamos a disposição para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto tratado.

Atenciosamente,


Jacqueline Sanchotene
Movimento VIVA Gasômetro
http://vivagasometro1.blogspot.com.br/2010/03/boas-novas-hoje-pela-manha-protocolamos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.