03 abril 2014

Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias
03/04/2014 
Foto: Francielle Caetano
Jacqueline Sanchotene agradeceu aos vereadores pela aprovação do projeto
Foto: Francielle Caetano
Rogério Dal Molin apoia uma futura ligação do parque com a orla

Tribuna Popular

Viva Gasômetro comemora criação de parque

A coordenadora do Movimento Viva Gasômetro, Jacqueline Sanchotene, ocupou a Tribuna Popular de hoje (3/4) para agradecer aos vereadores pela aprovação do projeto que cria o Corredor Parque do Gasômetro, ocorrida segunda-feira (31/3). "É um momento de comemoração e agradecimento a todos que participaram do movimento", disse ela.

Jacqueline agradeceu a Casa por ter lhe dado a oportunidade de ocupar a Tribuna Popular por 12 vezes até a aprovação do projeto. "A Tribuna Popular foi nossa maior arma" para defender a criação do parque. Além dela, explicou Jacqueline, houve participações em audiências públicas e reuniões de comissões promovidas pela Câmara para debater o tema.  

A coordenadora agradeceu nominalmente aos 30 vereadores que aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira, a criação do parque. Agradeceu particularmente a vereadores que, segundo ela, trabalharam com mais afinco para que a matéria fosse aprovada: "Engenheiro Comassetto (PT), que abraçou emenda do Viva Gasômetro que gravou no Plano Diretor, em 2009, a criação do parque; Reginaldo Pujol (DEM), que no dia da votação da emenda de Comassetto batalhou por sua aprovação; Professor Garcia (PMDB), que apresentou emenda ao projeto proibindo estacionamento no parque; aos vereadores Thiago Duarte (PDT) e Airto Ferronato (PSB); e ao ex-vereador e atual vice-prefeito Sebastião Melo".

Rebaixamento

O arquiteto Rogério Dal Molin, conselheiro do Plano Diretor em 2005/2006, lembrou que a ideia de criação do parque foi levada à Prefeitura pelo Fórum de Planejamento da Região 1. "Na época, a Secretaria do Planejamento nos solicitou que apontasse uma ação prioritária a ser desenvolvida na região. A criação do parque foi a demanda apresentada", lembrou o arquiteto.

Dal Molin disse que a criação do parque é uma vitória da cidade, mas salientou que é preciso avançar. Para ele, o rebaixamento da pista da Avenida João Goulart, que separa a Usina do Gasômetro do futuro parque, precisa voltar a debate, mesmo que tenha sido rejeitada quando da aprovação do projeto na segunda-feira. "Ainda não é o ideal, mas foi o possível no momento. Mais adiante devemos pensar esta ligação do parque com a orla."

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.