03 abril 2014

Nossa fala na Tribuna Popular de hoje a tarde

Tribuna Popular - 03/04/2014 
Movimento Viva Gasômetro 
Na foto: Rogério Dal Molin, presidente Prof. Garcia e Jaqueline Sanchotene
Foto: Francielle Caetano












Porto Alegre 3 de abril de 2014


Boa tarde a todas e a todos,


Quando agendamos esta Tribuna Popular na semana passada não tínhamos certeza de qual seria o teor de nossa fala. Estávamos anciosos pela votação que aconteceu no último dia 31 de março.

Consideramos este um momento de comemoração e agradecimento.

Agradecimento a todos e a todas de que alguma forma participaram até agora.

Em primeiro lugar queremos agradecer a esta casa, a Câmara Municipal de Porto Alegre, que abriu espaço para que pudéssemos lutar com maior efetividade.

Fizemos deste espaço a “Tribuna Popular” nossa maior arma. Esta é a nossa 13º Tribuna Popular na Câmara Municipal. Além dos espaços apontados nos manifestamos em algumas audiências públicas e sempre que chamados a esta casa por comissões, vereadores, por parceiros do Viva Gasômetro -entre eles a Banda Municipal- para apoiar suas lutas aqui estivemos, aqui nos fizemos representar.

Nós do Viva Gasômetro entendemos que ao recorrer as instituições teremos uma maior chance de êxito e ainda estaremos fortificando a democracia.

Queremos agradecer aos trinta e seis vereadores e vereadoras de cada uma das três legislaturas que estamos passando. Alguns deles acreditando em nossas lutas, outros nem tanto...mas não importa, a soma destas energias nos fez dar mais este  importante passo.

Temos no entanto que agradecer particularmente a alguns vereadores pois a  parceria deles tem sido imprescindível para o sucesso de nossa caminhada. São eles:

-Ver. Engenheiro Comassetto, foi ele que apontou o caminho do gravame para o “Corredor Parque Gasômetro”e apresentou duas emendas em nosso nome uma delas a que cria o Parque;

-Ver. Reginaldo da Luz Pujol, nome pouco lembrado com relação a criação do “Corredor Parque Gasômetro”. Foi este vereador-no dia da votação da emenda que criava o parque- o maior batalhador para que a esta fosse aprovada. Foi um batalhador incansável junto a seus colegas e ele conseguiu, aprovamos a emenda que criava o “Corredor Parque Gasômetro” em outubro de 2009 por unanimidade nesta casa;

-Ver. Sebastião Mello, atual Vice-prefeito da cidade, anteriormente Vereador e Presidente desta casa, concedeu a nós o maior número de Tribunas Populares que ocupamos em um ano durante seu mandato na presidencia;

-Ver.Tiago Duarte, quem em 2013 ao estarmos desanimando da luta tomou as rédeas em suas mãos e nos fez acreditar novamente que seria possível;

-Ver. Airton Ferronato, importante interlocutor com o Governo Municipal;

-Ver. Prof. Garcia, atual presidente desta casa, que acompanha nossa luta desde o início e que apresentou a emenda que veta estacionamento na praça Júlio Mesquita;

Queremos agradecer especialmente aos vereadores que estavam presentes no último dia 31 de março e que aprovaram por unanimidade a delimitação do proposta pelo Executivo Municipal. São eles que ainda não foram citados. São eles:

·         Alberto Kopittke
·         Alceu Brasinha
·         Any Ortiz
·         Bernardino Vendruscolo
·         Cassio Trogildo
·         Clàudio Janta
·         Delegado Cleiton
·         Elizandro Sabino
·         Fernanda Melchionna
·         Guilherme Socias Villela
·         Idenir Cecchim
·         João Carlos Nedel
·         João Derly
·         Jussara Cony
·         Kevin Krieger
·         Lourdes Sprenger
·         Marcelo Sgarbossa
·         Márcio Bins Ely
·         Mario Fraga
·         Mario Manfro
·         Mauro Pinheiro
·         Mônica Leal
·         Nereu D'Avila
·         Paulo Brum
·         Pedro Ruas
·         Séfora Mota
·         Sofia Cavedon
·         Tarciso Flecha Negra
·         Valter Nagelstein
·         Waldir Canal

Queremos agradecer também a Sua Excelência Prefeito Municipal José Fortunati que sancionou a emenda que criou o “Corredor Parque Gasômetro” no Plano Diretor em 22 de julho de 2010.

Queremos informar os próximos passos que daremos. Entre outros agendamos audiência com Sua Excelência Vice-prefeito Municipal Sebastião Mello e com o Secretario Edemar Tutikian. Nesses encontros queremos conversar sobre a continuidade da efetiva construção do “Corredor Parque Gasômetro”e entre outros que seja incluído neste uma ligação com a Orla e também que o Museu de Antropologia do Estado do Rio Grande do Sul seja instalado na antiga “Usina de Gás Carbonado” a verdadeira Usina do Gasômetro.

Por fim quero passar para aquele que diz: Se o“Corredor Parque do Gasômetro” tivesse um pai sería eu” ele tem razão! Mas antes de passar a palavra para o arquiteto Rogério D’Almolin-arquiteto então coordenador da Região de Planejamento 1 da SPM que coordenou e nos apresentou o pré-estudo do então “Parque do Gasômetro”queremos deixar de presente para todos vocês o seguinte pensamento:

"Bom mesmo é ir à luta com determinação,

abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é "muito" para ser insignificante."



Augusto Branco



Obrigada!
Jacqueline Sanchotene
Coordenadora
Movimento Viva Gasômetro

http://vivagasometro.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.