02 maio 2014

Fonte: Site Prefeitura de Porto Alegre

Porto Alegre ganha o Corredor Parque Gasômetro

02/05/2014 13:04:55

Foto: Luciano Lanes / PMPA
Prefeito José Fortunati sancionou a lei que cria o nono parque da cidade
Prefeito José Fortunati sancionou a lei que cria o nono parque da cidade
Porto Alegre ganhou oficialmente nesta sexta-feira, 2, o seu nono parque. O prefeito José Fortunati sancionou a lei que institui o Corredor Parque Gasômetro como espaço público destinado à qualificação do ambiente urbano. O projeto havia sido proposto pelo Executivo e aprovado pela Câmara Municipal em 31 de março. Junto com a lei, Fortunati também formalizou a criação de um grupo de trabalho que deverá, em um prazo de 90 dias, sugerir a melhor forma de uso e de atividades a serem desenvolvidas no local. 
“Estamos demarcando uma das áreas mais nobres da cidade, consolidando um rico debate com diversas entidades e tornando real um desejo da comunidade. A partir de agora, estas mesmas entidades, junto com os governos estadual e federal, vão definir quais as melhores formas de utilização deste parque que é um cartão-postal da cidade. A participação de todos será imprescindível”, avaliou o prefeito. Fortunati lembrou que Porto Alegre - com 616 praças, três unidades de conservação e oitos parques - está entre as cidades de médio e grande porte com maior área verde da América Latina. “A cidade agradece a todos que participaram deste debate”, disse ele, fazendo menção especial ao vice-prefeito Sebastião Melo, que esteve à frente das discussões para o desenvolvimento do local, junto a outro grande projeto, a Orla do Guaíba. Melo destacou a importância do corredor cultural existente ali e o grande avanço construído a partir do diálogo. “Não houve nem governo, nem oposição. Todos queríamos este parque e todas as opiniões serão bem-vindas”, observou o vice-prefeito. 
A assinatura da sanção foi acompanhada pelo secretário do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, pelo presidente da Câmara de Vereadores, Professor Garcia, vereadores e moradores da região.
O Parque - Com a sanção da lei, o corredor ficará dividido em duas áreas. A primeira compreende o Museu do Trabalho e seu entorno, a Praça Brigadeiro Sampaio, junto à rua dos Andradas, a avenida Siqueira Campos, a rua General Portinho e a avenida Presidente João Goulart. Na outra área, na região da Praça Júlio Mesquita, o alcance chega à avenida Siqueira Campos, rua Vasco Alves, rua Washington Luiz, avenida Presidente João Goulart, rua General Salustiano e a avenida Loureiro e Usina Gasômetro. A criação do Parque Corredor do Gasômetro está prevista desde 2009, quando foi aprovada pela Câmara Municipal a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA). 
Viva Gasômetro – Antes da sanção, o prefeito recebeu moradores e representantes do Movimento Viva Gasômetro, que foi parte atuante nas discussões para a criação do parque. O grupo levou sugestões que serão discutidas no grupo de trabalho.“Temos que agradecer ao prefeito porque esta era uma luta antiga da comunidade. Vamos continuar parceiros para que o parque se mantenha e seja utilizado da melhor forma por toda a população”, disse a coordenadora Jacqueline Sanchotene. O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), Eduardo Hahn, lembrou que a assinatura marca a concretização de uma grande luta e o início de um grande trabalho. "As portas foram abertas. Queremos criar um núcleo cultural dentro do parque", salientou. 
/meio_ambiente /parques
Texto de: Caren Mello
Edição de: Jandira Davila Feijó
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Mais fotos no link:
www.facebook.com/media/set/?set=a.227388440791705.1073741849.108329779364239&type=3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.