06 março 2017

Tribuna Popular recebe o Movimento Viva Gasômetro



Organização expôs demandas e pediu apoio a documentário sobre refugiados sírios

Na tarde desta segunda-feira (6/3), no início da sessão ordinária, a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Porto Alegre foi ocupada pelo Movimento Viva Gasômetro. A presidente da organização, Jaqueline Sanchotene, falou sobre aspirações futuras e pediu apoio para a realização do documentário Salam, Síria, que busca representar a perspectiva dos imigrantes sírios que vivem em outros países, inclusive no Brasil. 
Jaqueline iniciou o pronunciamento salientando a presença frequente do movimento no Legislativo. “São dez anos de vida e dez anos de Câmara, fazendo desta Casa nosso principal palco de nossas lutas”, atestou. Ela lembrou que o Viva Gasômetro promoveu a aprovação de quatro emendas ao Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre. Ao mesmo tempo, ressaltou as pretensões futuras da organização: a execução do Parque do Gasômetro e a regulamentação do Largo Cultural do Gasômetro.
Documentário e imigração
“Porto Alegre é uma cidade puramente cultural, construída pelas mãos de imigrantes, e continua os recebendo no século XXI”, lembrou Jaqueline. A presidente do Viva Gasômetro solicitou apoio para a realização do documentário Salam, Síria, dirigido pela cineasta Juliana Torquato, que busca retratar a história de imigrantes sírios na Jordânia, na Alemanha e no Brasil. “A Síria vive em guerra civil desde 2011, e queremos mostrar que a solidariedade está acima de qualquer horror armado”, frisou.
Em suas considerações finais, Jaqueline reforçou ao presidente da Câmara, vereador Cassio Trogildo (PTB), e ao líder do governo, vereador Clàudio Janta (SD), o pedido de continuidade do Parque e de regulamentação do Largo do Gasômetro. Os vereadores Fernanda Melchionna (PSOL), Adeli Sell (PT) e Comandante Nádia (PMDB) manifestaram apoio ao Movimento Viva Gasômetro.
Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.